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Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano)

A meta da educação do Ensino Fundamental é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social e estimulando sua capacidade crítica. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo.

O Colégio Objetivo desenvolveu um processo próprio de ensino, cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno por meio de uma programação orientada.

No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades.

Apresentação:

O Ensino Fundamental tem como finalidade a formação integral, baseado na participação, reflexão, criatividade, autonomia e responsabilidade, tornando-os indivíduos com uma visão inovadora, espírito solidário e conscientes de seu papel na sociedade.


A proposta pedagógica do Colégio Objetivo Nova Odessa é desdobrar o Ensino Fundamental em dois ciclos: Ciclo I compreenderá de 1º ao 5º ano e o Ciclo II do 6º ao 9º ano, conforme matriz curricular homologada pela Diretoria de Ensino. 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, artigo 32, o Ensino Fundamental, com duração mínima de nove anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: 

I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; 

II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; 

III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; 

IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. 

V - a possibilidade de que os alunos sejam capazes de:

  • Compreender a cidadania com participação social e política, assim como os direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando atitudes de respeito a si e aos outros, a solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças;
  • Posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, através de diálogos e decisões coletivas;
  • Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais para a construção de sua identidade nacional e pessoal;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como de outros povos e nações;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, interagindo e contribuindo para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de interrelação pessoal e de inserção social;
  • Conhecer o próprio corpo e aprender a dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos para sua qualidade de vida e para a saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens - verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade através do pensamento lógico e criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica com procedimentos práticos e adequados.

Objetivos Pedagógicos:

  • Formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades. 
  • Desenvolvimento das habilidades comunicativas básicas de expressão oral e escrita.
  • Desenvolvimento do raciocínio lógico.
  • Desenvolvimento da reflexão crítica.

Currículo:

Constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes.

Valores, atitudes, sensibilidade e orientações de conduta são veiculados não só pelos conhecimentos, mas por meio de rotinas, rituais, normas de convívio social, festividades, pela distribuição do tempo e organização do espaço educativo, pelos materiais utilizados na aprendizagem e pelo recreio, enfim, pelas vivências proporcionadas pela escola.

Os conhecimentos escolares são aqueles que as diferentes instâncias que produzem orientações sobre o currículo, as escolas e os professores selecionam e transformam a fim de que possam ser ensinados e aprendidos, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e política do aluno.

 

Aulas Curriculares:

  • Matemática
  • Língua Portuguesa
  • História
  • Geografia
  • Ciências
  • Arte
  • Inglês
  • Educação Física
  • Redação
  • Informática
  • Filosofia
  • Espanhol
  • Projeto de Vida

Atividades Extracurriculares:

  • Oficina de Informática
  • Artes Cênicas
  • Natação
  • Futsal
  • Voleibol

*Todas as modalidades extracurriculares acontecem em caráter de rodízio entre as classes.

 

Material Didático:

6º ao 9º ano:

Diário do aluno = único - Caderno colorido em forma de agenda.

Língua Português / Matemática = 4 volumes – 1º; 2º; 3º e 4º bimestre sendo cadernos contendo teoria, exercícios para realização em classe e tarefas de casa (TC)

Ciências/ Geografia/ História/ Inglês = 4 volumes – 1º; 2º; 3º e 4º bimestre sendo cadernos contendo teoria, exercícios para realização em classe e tarefas de casa (TC)

Arte = 2 volumes – 1º e 2º semestres sendo cadernos de tamanho 33,0cm x 23,5cm.

Laboratório de Programação e Robótica = 2 volumes – 1º e 2º semestres sendo cadernos coloridos que, além da parte teórica, contêm exercícios práticos para serem realizados, em laboratório.

Livros de Literatura – Sistema Objetivo:

6º ano:

As Mil e uma Noites: Contos selecionados, de Paulo Sérgio de Vasconcellos.

Cupido e Psiquê e outras Narrativas da Literatura Mundial, de Paulo Sérgio de Vasconcellos.

Mitos Gregos, de Paulo Sérgio de Vasconcellos.

Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare.

7º ano:

Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll – tradução de Isabel de Lorenzo.

Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand

8º ano:

Quem Conta um Conto... e Outros Contos, de vários autores.

O Anel de Polícrates e outras histórias, de vários autores.

O Noviço e O juiz de Paz na Roça, de Martins Pena.

Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

9º ano:

Quatro Contos, de vários autores.

Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado.

Odisseia, de Homero.

Livros Paradidáticos – Editora Sophos:

6º ano:

O Desafio do Pensar sobre o Pensar – Coleção: O Início de uma Mudança

Autor: Alberto Thomal – Editora Sophos – 18º Edição

7º ano:

Pensar Lógica+Mente – Coleção: O Início de uma Mudança 

Autor: Silvio Wonsovicz – Editora Sophos – 18º Edição

8º ano:

Aprendendo a Viver Juntos – Coleção: O Início de uma Mudança 

Autor: Silvio Wonsovicz – Editora Sophos – 18º Edição

9º ano:

Somos Filhos da Pólis – Coleção: O Início de uma Mudança 

Autor: Silvio Wonsovicz – Editora Sophos – 18º Edição

Metodologia: 


Alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Equipe pedagógica qualificada e com formação continuada para exercer com excelência, liderança, transparência, inovação, responsabilidade e criatividade. Utilizamos pilares da educação pensando no protagonismo dos estudantes e desenvolvendo o seu pensamento crítico e argumentativo. Conduzindo assim o estudante à novas descobertas e com maior sentido em aprender, ou seja, adquirir conhecimentos.

Avaliação:

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é realizada de forma contínua, e sistemática, coerente com os princípios que embasam nossa proposta pedagógica, com os objetivos do Colégio e com as atividades desenvolvidas.

Os alunos são avaliados através de instrumentos diversificados, observando não apenas a parte cognitiva, mas também a social e emocional. A devolutiva dessa avaliação é feita bimestralmente em reuniões de grupos e individuais de pais e mestres, além dos atendimentos solicitados pelos pais/responsáveis ou pela coordenação pedagógica, em caso de necessidade.

Faz parte da avaliação: avaliação mensal (contextualizada) e bimestral.

Particularidades:

    • Avaliação diagnóstica - Como forma de estimular o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, sendo capaz de precisar o ponto adequado e a sequência da aprendizagem.
    • Planejamento pedagógico - A maneira de organizar as atividades e os conteúdos trabalhados durante todo ano letivo.
    • Plantão de Língua Portuguesa e Matemática
    • Projetos educacionais – Com ações concretas e objetivos:

    Exemplos:

    Amizade Sim – Bullying Não” que torna os próprios estudantes corresponsáveis pela aprendizagem;

    Incentivo à leitura” projeto aonde conquistamos resultados efetivos para a educação.

    Melhores Cabeças” projeto com o objetivo de estimular em nossos estudantes a rotina de estudos, assim como, de também executar todas as atividades e avaliações, conseguindo se superar a cada bimestre;

    • Simulado: Avaliação Multidisciplinar - é uma avaliação institucional composta de questões de múltipla escolha relacionadas a todas as disciplinas e conteúdos abordados por bimestre.

Diferenciais:

    • Ambientes monitorados com câmeras de segurança.
    • Coordenação pedagógica exclusiva para atender os estudantes, pais e responsáveis do ciclo.
    • Equipe altamente qualificada
    • Escola da Inteligência: Educação socioemocional.
    • Formação continuada dos docentes: Com o objetivo de assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos estudantes.
    • Lousas Digitais: Para aulas mais produtivas e completas.
    • Orientação Educacional: Profissional responsável ao suporte da formação, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.
    • Passeios Pedagógicos: Forma de estímulo para o desenvolvimento de várias competências e habilidades, inclusive sociais.
    • Plataforma Digital.
    • Salas climatizadas: Proporcionando conforto, bem-estar e concentração nos estudos.

Infraestrutura:

  • Biblioteca
  • Campo de Futebol
  • Cantina
  • Laboratório de Ciências Físicas e Biológicas
  • Laboratório de Informática
  • Lousa Digital
  • Pátio Coberto
  • Piscina Coberta e Aquecida
  • Quadra Poliesportiva Coberta
  • Sala de Multimídia

Horário:

7h às 11h50



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