Culinária infantil: receitas para preparar e saborear com seu filho

Culinária infantil: receitas para preparar e saborear com seu filho

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 31.AGOSTO.2018
  • Escola da Inteligência

Você já ouviu falar sobre culinária infantil? Esta é uma ótima atividade para proporcionar interação com os pequenos. Confira dicas!
À medida que as crianças vão crescendo e se tornando mais independentes, é natural que elas passem menos tempo com os adultos. Afinal, agora elas já conseguem comer, se vestir, tomar banho e fazer outras tarefas do dia a dia por conta própria. Nessa hora, é importante pensar em novas atividades que vocês possam fazer juntos. Uma opção interessante é a culinária infantil.

Ensinar a cozinhar é uma ótima maneira de interagir com os pequenos, além de uma excelente oportunidade de educá-los em diversos outros assuntos. Continue a leitura e veja como a culinária pode ajudar no desenvolvimento das crianças e conheça 2 receitas básicas para preparar com elas!

Por que a culinária infantil?
Pode começar como uma mera desculpa para passar mais tempo com os filhos, mas levar a criançada para a cozinha pode trazer muitos benefícios tanto para o relacionamento familiar quanto em termos pedagógicos.

Quando a criança participa do preparo da comida, ela pode estar mais aberta a experimentar novos sabores. Conhecer o aroma e o gosto de cada ingrediente torna-se parte da brincadeira, na medida em que desperta a curiosidade natural das crianças. Dessa maneira, ela irá crescer com um paladar mais eclético e terá mais chances de manter uma alimentação saudável no futuro.

Um outro argumento em favor da culinária com as crianças está na oportunidade de conversar com elas sobre a origem dos alimentos. Elas aprendem que o leite não vem da caixinha, que as frutas, verduras e legumes precisam da terra, da água e da luz sol. Essa reconexão das crianças com a natureza também favorece sua preferência por alimentos mais saudáveis.

Além disso, a cozinha é um ótimo lugar para ensinar seu filho a ter cuidado ao redor de utensílios perigosos e a dominar uma habilidade básica para a vida adulta: ser responsável pela sua própria alimentação. Sem contar que os pequenos aprendem a dar mais valor ao que têm por perceberem o esforço da família em cuidar deles.

Vamos pôr em prática?
É importante começar com receitas simples para instigar a curiosidade das crianças e deixá-las mais à vontade na cozinha. Acompanhe abaixo alguns exemplos interessantes que podem ser usados na culinária infantil:

Danoninho caseiro
Ingredientes:

morangos;
1 pacote de gelatina incolor e sem sabor;
1 pote de iogurte natural;
1 colher (sopa) de mel;
1 colher (sopa) biomassa de banana verde.
Preparo:

Bata os morangos, o iogurte, o mel e a biomassa no liquidificador. Reserve.

Dissolva a gelatina e adicione-a à mistura.

Encha as forminhas e coloque-as na geladeira por cerca de 3 horas.

Panquecas
Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite;
2 ovos;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
1 colher (sopa) de óleo;
1 colher (café) rasa de sal.
Preparo:

Bata o leite, os ovos, a farinha, o óleo e o sal no liquidificador.

Derreta um pouco de manteiga na frigideira e coloque um pouco da massa.

Depois de dois minutos (aproximadamente) vire a panqueca para dourar o outro lado.

Faça isso até acabar a massa.

Você pode rechear as panquecas com carne moída, frango desfiado ou legumes variados.

Para deixar o prato mais divertido, adicione 2 xícaras de cenoura, beterraba ou espinafre na receita e faça panquecas coloridas!

Cozinhar é um processo ativo. Por meio da culinária infantil, a criança está aprendendo uma nova habilidade, conversando e interagindo com seus familiares. E, no final, todos podem saborear um delicioso prato.

Fonte: Blog da Escola da Inteligência

Outras notícias :