O Colégio Objetivo Nova Odessa participa da campanha do Setembro Amarelo e a Conscientização e Prevenção do Suicídio.

O Colégio Objetivo Nova Odessa participa da campanha do Setembro Amarelo e a Conscientização e Prevenção do Suicídio.

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 11.SETEMBRO.2023
  • Eventos

Setembro é um mês que se destaca por uma causa importantíssima: a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, diversas ações são realizadas para conscientizar a população sobre a importância de falar sobre esse tema tão sensível e, ao mesmo tempo, tão necessário. O Setembro Amarelo é uma campanha que busca quebrar tabus, disseminar informações e promover o diálogo em torno da saúde mental. Neste artigo, vamos explorar o significado por trás do Setembro Amarelo, sua história e como você pode contribuir para essa causa.

O amarelo foi escolhido como a cor símbolo dessa campanha devido à sua associação com a luz, a alegria e o otimismo. Porém, é importante lembrar que, por trás dessa cor vibrante, está um tema delicado que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O Setembro Amarelo é uma oportunidade para quebrar o estigma em torno da saúde mental e promover a empatia e o apoio às pessoas que estão passando por momentos difíceis.

A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil em 2015, por meio de uma parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido devido ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que ocorre em 10 de setembro. Desde então, a campanha tem se expandido pelo mundo, com a participação de várias instituições, governos e indivíduos que reconhecem a importância de falar sobre o assunto.

Falar sobre o Setembro Amarelo é fundamental porque o suicídio é um problema de saúde pública global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do mundo. Além disso, muitas outras pessoas tentam o suicídio e sofrem em silêncio, sem buscar ajuda.

A conscientização é o primeiro passo para prevenir o suicídio. Quando falamos abertamente sobre o tema, diminuímos o estigma que o cerca e encorajamos aqueles que estão em sofrimento a buscar ajuda. É importante entender que o suicídio pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero, raça ou classe social. Portanto, todos nós podemos desempenhar um papel na prevenção.

Você pode contribuir para o Setembro Amarelo de várias maneiras, eduque-se; informe-se sobre os sinais de alerta e as causas do suicídio para estar melhor preparado para ajudar alguém que possa estar em perigo.

Compartilhe Informações, use suas redes sociais e outras plataformas para compartilhar informações sobre o Setembro Amarelo e a prevenção do suicídio.

Esteja Disponível: Esteja presente para seus amigos e familiares, ás vezes, tudo o que alguém precisa é de alguém para ouvir.

Promova o Diálogo, incentive conversas abertas sobre saúde mental, o diálogo é essencial para combater o estigma.

Apoie Organizações, considere fazer doações ou voluntariar-se em organizações que trabalham na área da saúde mental e prevenção do suicídio.

O Setembro Amarelo é mais do que uma campanha; é um chamado à empatia, à compreensão e ao apoio mútuo, ao reconhecer a importância de falar sobre a saúde mental e o suicídio, estamos contribuindo para um mundo mais consciente e acolhedor.

Neste mês e durante todo o ano, lembre-se de que suas palavras e ações podem fazer a diferença na vida de alguém que precisa de ajuda. Juntos, podemos quebrar o silêncio e oferecer esperança àqueles que enfrentam momentos difíceis.

Outras notícias :