Confira algumas dicas do Colégio Objetivo Nova Odessa para você se dar bem na semana de provas!

Confira algumas dicas do Colégio Objetivo Nova Odessa para você se dar bem na semana de provas!

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 18.FEVEREIRO.2022
  • Dicas


A semana de provas mensais está se aproximando e para que os alunos estejam mais preparados e confiantes para realização das provas, separamos algumas dicas importantes. Confira:

1.) Estipule horários

Os estudos exigem organização prévia. Quando você estipula uma rotina de horários consegue definir melhor seu tempo e elencar quais são suas prioridades, dando foco para o que realmente precisa. Além disso, o corpo e a mente se acostumam gerando diversos benefícios ao seu metabolismo, como acordar cedo com facilidade.

2.) Faça um Plano de Estudos para as provas

Faça tabelas com as datas de todos os seus trabalhos e provas. Depois, construa um plano de estudo dando prioridade para as matérias em que você tem mais dificuldade ou que estão mais próximas do prazo de entrega.

Enquanto você estiver estudando mantenha o máximo da concentração em apenas uma tarefa de cada vez, desligue o celular para não ficar tentado a checar as redes sociais.

3.) Faça resumos detalhados

Os resumos detalhados são uma boa estratégia de estudo. Você consegue revisar todo o conteúdo, tendo a certeza de que não irá deixar de estudar nenhuma parte da matéria. Além disso, resumos podem te ajudar na memorização  dos dados.

4.) Escolha o ambiente ideal

A escolha do ambiente também é fundamental para ter uma rotina de estudos eficiente. Opte por lugares confortáveis, silenciosos e que você não será interrompido, isso aumentará o grau da sua concentração. Vale lembrar que é necessário que este ambiente esteja limpo e organizado, pois isso também ajuda o cérebro manter-se focado por mais tempo.

5.) Separe um momento para lazer ou atividade física

De nada adianta ter uma rotina super regrada nos estudos se isso te deixar estressado ou ansioso. Sendo assim, faça intervalos em seus estudos e aproveite a pausa para se dedicar a práticas que te proporcionem prazer.

A atividade física, por exemplo, é uma ótima opção. Ela induz a produção de endorfina, uma substância natural responsável por atenuar a sensibilidade à dor e proporcionar uma sensação de relaxamento e prazer. Estudos mostram que pessoas alegres conseguem superar os desafios com maior facilidade.

6.) Não descuide da saúde na semana de provas

Cuide da alimentação e procure ter boas noites de sono. Ambas as atitudes aumentam sua disposição para estudar. Procure dormir cerca de 8 horas por dia ou descubra quantas horas de sono são necessárias para você.

Para finalizar, mantenha sempre uma atitude positiva. É normal em época de provas você se sentir pressionado.

Fonte: https://blog.ucpel.edu.br/truques-semana-de-provas/

Outras notícias :