Colégio Objetivo Nova Odessa lança campanha de Doação de Sangue “DOE VIDA”

Colégio Objetivo Nova Odessa lança campanha de Doação de Sangue “DOE VIDA”

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 6.OUTUBRO.2020
  • Eventos

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Em época de pandemia, houve uma diminuição drástica no estoque de bancos de sangue dos hemocentros da região, o que gera uma preocupação muito grande aos necessitados. Com esse objetivo, o Colégio Objetivo Nova Odessa está iniciando a campanha “Doe Vida”, onde os pais, responsáveis, amigos e toda a comunidade novaodessense pode fazer a sua doação, não importa o tipo sanguíneo.

Para realizar a sua doação de sangue, os interessados deverão agendar um horário no Hospital Estadual de Sumaré, de segunda à sábado, das 7h30 às 12h, através do site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/. O hospital é localizado na Avenida da Amizade, número 2400, bairro Jardim Bela Vista, em Sumaré.

Mas lembre-se: não doe sangue se você teve febre ou sintomas gripais nos últimos 14 dias.

Que tal participar da campanha, fazer a sua doação e ainda registrar este momento com uma foto? Envie sua foto pelo WhatsApp (19) 99587-0999 ou pelo nosso perfil do Telegram @objetivonovaodessacom

Em caso de dúvidas, acesse o site do hemocentro da Unicamp: https://www.hemocentro.unicamp.br/perguntas-frequentes/duvidas-mais-frequentes-dos-doadores/

Confira algumas dicas para se preparar para a doação:

Antes de doar sangue

1. Tenha uma boa noite de sono

É importante estar bem-disposto para o grande dia. Certifique-se de ter dormido pelo menos seis horas no período das 24 horas anteriores.

2. Alimente-se bem

Ingredientes ricos em ferro são especialmente recomendados para garantir um nível adequado de hemoglobina no sangue. Carnes, ovos, feijão, lentilha e cereais integrais são bons exemplos de fontes de ferro. O consumo de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, também é recomendado – frutas cítricas são uma ótima pedida. Vá bem alimentado ao local de doação, mas não com o estômago cheio.

3. Evite comidas gordurosas

A presença de gordura no sangue prejudica a realização dos exames de segurança necessários no material coletado. Se o sangue apresentar um índice de gordura muito elevado, ele vai acabar sendo descartado. Para evitar isso, não consuma alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.

4. Beba líquidos

Uma doação de sangue corresponde a 450 ml de líquido que saem do seu organismo, portanto, estar bem hidratado é fundamental. Capriche na ingestão de água e suco de frutas. Lembre-se: quem vai doar sangue não pode ingerir álcool nas 24 horas que antecedem a coleta.

5. Seja sincero

Você deverá responder algumas questões sobre seu histórico médico, sua saúde e seus hábitos. Não há juízo de valor aqui: o objetivo é garantir que a doação seja segura para você e para quem for receber o sangue.

Depois de doar sangue

6. Não tenha pressa

Permaneça sentado por 15 minutos, no mínimo, após a coleta. Tome o lanchinho oferecido, evite dobrar o braço que recebeu a agulha por 30 minutos e não caia na tentação de arrancar logo o curativo: deixe-o lá por pelo menos quatro horas. Caso sinta tontura ou fraqueza, sente-se imediatamente e coloque a cabeça entre os joelhos ou deite com as pernas elevadas. Isso evita quedas e alivia os sintomas, porque aumenta a circulação sanguínea na cabeça.

7. Reabasteça seu corpo

Trate de recuperar todo aquele líquido perdido: aumente o consumo de água e sucos, especialmente nas quatro horas posteriores ao procedimento. Para ajudar o organismo a repor o sangue nos dias pós-doação, continua a valer a dica de consumir alimentos ricos em ferro e vitamina C.

8. Não fume

Se você fuma, espere pelo menos duas horas antes de acender um cigarro. Se quiser aproveitar o embalo e parar de vez, sua saúde agradece!

9. Evite bebidas alcoólicas

O álcool propicia a desidratação do organismo, que é tudo o que você não precisa nesse momento. A recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas.

10. Pegue leve

Procure não levantar peso nem exagerar nas atividades físicas nas 12 horas seguintes à doação. Afinal, você ajudou a salvar vidas e seu corpo merece um descanso!

Fontes: www.lifetothefullest.abbott/pt e www.saude.gov.br

Outras notícias :