Colégio Objetivo Nova Odessa comenta redação do Enem 2021

Colégio Objetivo Nova Odessa comenta redação do Enem 2021

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 25.NOVEMBRO.2021
  • Ensino Médio

O tema da Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Professores ouvidos pelo UOL avaliaram o assunto como "tranquilo para os alunos", possibilitando um "excelente debate". Entre os alunos, teve quem achasse fácil e outros avaliaram o tema como complexo e desafiador.

Durante o ano letivo de 2021, no Colégio Objetivo Nova Odessa, os alunos, juntos à professora de redação Silvana Graia, debateram e produziram argumentos relativos ao posicionamento crítico de escolha pessoal e direitos civis, a partir do desenvolvimento de textos com temas diversos, tais como: o direito à vacinação, a cultura do cancelamento, amor na pandemia, isolamento social, escravidão contemporânea, entre outros assuntos também pertinentes à crítica social. Portanto, seguimos acreditando e confiantes em bons resultados para os nossos educandos.

Para a professora de Redação do colégio, Silvana, o tema da redação fez o candidato refletir, posicionando-se criticamente diante da problemática de indivíduos invisíveis aos olhos do Estado. “O Enem soube abordar um problema brasileiro camuflado na falta de recursos de alguns membros da população”, diz.

Todo brasileiro tem seus direitos assegurados pela Constituição Brasileira, desde seu nascimento até o seu falecimento, o Estado procura fornecer os meios cabíveis para uma vida digna e feliz.

Contudo, se a esse cidadão faltar o seu primeiro documento, ou seja, sua certidão de nascimento, todos os demais cuidados e benefícios que o Estado lhe assegura não serão aplicados. Infelizmente, muitas pessoas ainda vivem a realidade de não possuir em mãos o seu acesso à vida digna, pois sem o seu primeiro documento, não poderá ao menos ser considerado um cidadão brasileiro. 

Desejamos boa sorte a todos os alunos!

Outras notícias :