As profissões em alta no futuro e como se preparar para conquistar espaço no mercado

As profissões em alta no futuro e como se preparar para conquistar espaço no mercado

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 25.AGOSTO.2022
  • Novidades

Episódio analisa as demandas de mão de obra da indústria para os próximos anos e debate a importância do ensino técnico na formação dos profissionais

Quais serão as profissões em alta no futuro e como se preparar para conquistar espaço no mercado de trabalho em transformação?

Algumas dessas respostas estão no Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo do Observatório Nacional da Indústria que identifica as principais demandas de mão de obra do setor para os próximos quatro anos e orienta qual é a formação necessária para conquistar essas vagas.

Segundo o Mapa, o Brasil precisará qualificar até 2025 quase 10 milhões de trabalhadores industriais. Apenas 20% em formação inicial, ou seja, para preencher novas vagas e repor inativos. Isso significa que a grande maioria é de profissionais que já estão empregados, mas que deverão se atualizar para acompanhar a evolução tecnológica por que passa o setor. Além da pandemia, que acelerou a digitalização em todos os ramos, a chegada do 5G promete revolucionar a produção industrial e exigir mão de obra cada vez mais capacitada.

Os segmentos com maior demanda são de ocupações transversais, que permitem atuação em diferentes áreas, e ainda metalmecânica, construção, logística e transporte, alimentos e bebidas. O levantamento destaca também o crescimento do número de vagas em automação e mecatrônica e na área de meio ambiente. Seja qual for o tipo de atividade, o processo de formação continuada virou uma prática extremamente necessária num mercado dinâmico e competitivo.

Investir em qualificação é a melhor aposta para um futuro capaz de gerar crescimento e desenvolvimento. É preciso estar sempre disposto a aprender algo novo e entender que o ensino é uma jornada sem fim.

 

Confira abaixo algumas profissões que estarão em alta nos próximos anos:

1. Desenvolvedores de softwares

São e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.

 

2. Especialistas em Experiência do Usuário/Cliente

A função deste profissional é fazer com que o cliente tenha toda a assessoria necessária de algum produto/serviço contratado.

3. Profissional de Marketing Digital

Apesar do marketing ser uma carreira antiga, esse profissional vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira ainda mais voltada para a internet.

4. Engenheiro Ambiental 

A grande responsabilidade deste profissional hoje é conciliar tecnologia com meio ambiente. É inegável a necessidade de criar novos sistemas de gestão ambiental e soluções para ajudar o planeta.

5. Gestor de Inovação

Por mais que possa parecer um termo genérico, já é possível encontrar empresas que oferecem essa vaga. 

Este profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou para alguma área específica, com o intuito de melhorar seu modelo de negócio.

Fonte: Exame e Hotmart

Outras notícias :