Alunos dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa são premiados na OGB – Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra

Alunos dos Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa são premiados na OGB – Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 21.SETEMBRO.2022
  • Eventos

Com três equipes participantes e três equipes medalhistas, os alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa foram premiados na OGB – Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra.

A Olimpíada Geo-Brasil – OGB consta de uma fase nacional e uma fase internacional. A fase nacional é constituída pela OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA – OBG e a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA TERRA – OBCT, que acontecerão de forma conjunta. As questões da OBCT fazem parte também da OBG e contribuem para a pontuação também dessa olimpíada.

A fase internacional da OGB consta da participação na International Geoghraphy Olympiad – iGeo para os alunos com o melhor desempenho na OBG e na International Earth Science Olympiad – IESO para os alunos com o melhor desempenho na OBCT. A seleção ocorre posteriormente a realização da fase presencial, por meio de regras definidas em regulamento específico. A participação nas edições internacionais, dependem de recursos financeiros e logísticos.

Os alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa foram orientados pelas professoras de Geografia do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Aline Lovo e Maria Júlia Rossetto, que não mediram esforços para a preparação e classificação excelente em nossos alunos nesta olimpíada.

Para a Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Danúzia Bergmann, o resultado foi surpreendente. “Meu coração se enche de orgulho em saber que das três equipes que concorreram na OBG, todas foram classificadas e receberam medalhas”, diz.

Na prova, os alunos participantes da Olimpíada demonstraram a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.

 

Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

A Olimpíada se desdobra em duas partes: a Etapa Competitiva Online (duas fases) e a Etapa Presencial.

As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados a Geografia Geral e algumas mais específicas de Ciências da Terra (Geografia Física). As questões mais específicas de Ciências da Terra serão devidamente sinalizadas. Todas as questões contribuem para a pontuação para a OBG, as questões de Ciências da Terra contribuem também para a pontuação da OBCT.

 

O Colégio Objetivo Nova Odessa parabeniza as três equipes medalhistas na Olimpíada:

Medalha de OURO

Equipe: Os Exploradores

Eduardo Lima de Oliveira

Leticia de Souza Bezerra

Lucas Gregate Bedana

 

Medalha de PRATA

Equipe: Os Desbravadores do Conhecimento

Beatriz Marisa Titotto dos Santos

Matheus Paviotti Di Giácomo

Yasmin Yokote Piconi

 

Medalha de BRONZE

Equipe: Trio Parada Dura

Jeniffer Molina Rodrigues

João Otávio Pinheiro

Manuela Moreira Marroni

 

 

Outras notícias :