Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa são medalhistas na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa são medalhistas na OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 4.AGOSTO.2023
  • Eventos

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é um evento educacional que vem despertando o interesse de estudantes e professores em todo o país. Criada em 1998, a OBA tem como objetivo fomentar o estudo da astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a popularização dessas áreas entre jovens e a sociedade em geral.

A competição, realizada anualmente, é uma iniciativa conjunta da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e conta com o apoio de diversas instituições e entidades científicas. A OBA é destinada a alunos de todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, e abrange escolas públicas e privadas em todo o território nacional.

Uma das principais características da OBA é sua abordagem inclusiva e acessível. As provas são compostas por questões que estimulam o raciocínio lógico, a interpretação de gráficos, mapas estelares e imagens astronômicas. Os participantes são desafiados a resolver problemas que envolvem conceitos básicos de astronomia, bem como tópicos mais avançados, de acordo com o nível de escolaridade de cada categoria.

Além das provas, a OBA também oferece a oportunidade de observação astronômica para os estudantes, aproximando-os do fascinante mundo da astronomia prática. A experiência de observar corpos celestes através de telescópios desperta o interesse dos jovens pela ciência e amplia seu conhecimento sobre o universo que nos rodeia.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia tem se destacado como uma das principais competições científicas do país, alcançando números expressivos de participantes a cada edição. O sucesso da OBA é fruto do empenho de professores, que incentivam seus alunos a participar, e do interesse crescente dos estudantes pelas ciências exatas e espaciais.

Os resultados positivos vão além da competição em si. A OBA tem sido uma importante ferramenta para o aprimoramento do ensino de ciências e astronomia nas escolas, estimulando a formação de novos talentos em áreas científicas e tecnológicas. Muitos alunos que tiveram seu primeiro contato com a astronomia através da OBA seguem carreiras nas áreas de física, engenharia aeroespacial, astrofísica e áreas correlatas.

Em suma, a Olimpíada Brasileira de Astronomia é uma celebração do conhecimento e da curiosidade sobre o cosmos. Ela estimula o espírito científico nos jovens, incentiva o ensino de qualidade e contribui para o futuro da ciência e da tecnologia no Brasil. Ao proporcionar a alunos e professores uma experiência única e enriquecedora, a OBA deixa um legado valioso para a educação brasileira e a exploração do espaço sideral.

Parabenizamos todos os alunos medalhistas no OBA:

MEDALHA DE OURO

 

Gabrielli Biani Torres

Letícia de Souza Bezerra

Matheus Paviotti Di Giácomo

 

MEDALHA DE PRATA

 

Gustavo de Angelis Tognetta

Heloisa Leão

Rafaella Saito

Valtir José Teixeira Corrêa

 

MEDALHA DE BRONZE

 

Ricardo Grapeia

Yasmin Yokote Piconi

 

Outras notícias :