Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta tudo o que você precisa saber sobre o COVID-19

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta tudo o que você precisa saber sobre o COVID-19

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 12.ABRIL.2021
  • Dicas

COMO O COVID-19 É TRANSMITIDO?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

•Gotículas de saliva;

•Espirro;

•Tosse;

•Catarro;

•Toque do aperto de mão contaminada;

E também por meio de objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

COMO SE PROTEGER?

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc.), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.

•Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.

•Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção facial com as mãos não higienizadas.

•Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.

MANTENHA DISTÂNCIA!

•Mantenha distância mínima de 1,5 m (um metro e meio) entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. 

Evite abraços, beijos e apertos de mãos

•Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência.

•Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

•Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

DICAS PARA USAR A MÁSCARA CORRETAMENTE:

No caso das máscaras feitas de tecido, é importante que sejam confeccionadas de acordo com o perfil do usuário. Dessa forma, evitando que fiquem grandes ou apertadas.

Caso precise remover a máscara por algum motivo, nunca a puxe para o queixo. A orientação é removê-la pelas cordinhas laterais. Além disso, a máscara precisa ser trocada sempre que ficarem úmidas ou a cada duas horas de uso.

Máscaras descartáveis devem ser jogadas no lixo, de preferência, dentro de um saco plástico. Já as de tecido precisam ser higienizadas a cada uso. Para isso, basta lavá-las em uma solução de água e sabão, ou água com água sanitária. Porém, nunca misturando com outras roupas.

ERROS COMUNS QUE DEVEM SER EVITADOS AO USAR A MÁSCARA:

Usar a máscara não anula outras ações de prevenção, como, por exemplo, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel, evitar aglomerações de pessoas, não tocar o rosto e cobrir o nariz e a boca sempre que for tossir ou espirrar. Confira outros erros:

•Deixar o nariz descoberto e/ou cobrir somente as narinas;

•Deixar o queixo exposto;

•Usar máscaras muito largas, com sobras nas laterais;

•Tocar na máscara várias vezes;

•Puxar a máscara para o queixo;

•Deixar a máscara em cima da mesa ou de outros lugares e depois coloca-la novamente.

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Que é fundamental manter-se hidratado adequadamente nós já sabemos. 

E durante esse momento em que estamos passando por uma pandemia, em que a água pode auxiliar?

O corpo necessita de hidratação para viver e quando consumimos água, mantemos a saúde e o bom funcionamento do organismo, e os benefícios são inúmeros.

Beber água diminui o risco de pedra nos rins, regula o intestino, mantém os músculos fortes, melhora a circulação sanguínea, regula a temperatura corporal, melhora a saúde e aparência da pele, cabelo e unhas entre outros tantos benefícios. 

A água é um elemento fundamental ao organismo, está presente no sangue e nas células, exercendo várias funções essenciais. É o meio de transporte de várias substâncias, desde a sua ingestão, absorção até a eliminação. Contribui de maneira significativa para a melhora da imunidade, e é o sistema imunológico que impede o aparecimento de doenças e processos infecciosos como a gripe, ou mesmo a Covid-19.

PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA

As atividades físicas geram diversos benefícios para o corpo e para a mente, por isso a prática é tão recomendada por profissionais da saúde. 

Além de fortalecer o sistema imunológico, o que faz com o que o corpo produza respostas mais rápidas e eficazes a organismos invasores, como o Covid-19, a atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, controlam os níveis de colesterol, melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e é uma grande aliada no tratamento da depressão e ansiedade, entre outros.

•Sempre que possível, utilize as escadas – seja no prédio ou dentro da própria casa.

•Procure opções divertidas e que te distraiam da pandemia, como a dança.

•Utilize as atividades domésticas como uma forma de se manter ativo.

8 DICAS PARA MANTER A SAÚDE MENTAL 

A Covid-19, além de provocar complicações na saúde física das pessoas, também trouxe mudanças bruscas em suas rotinas, principalmente após o isolamento social, que, apesar de essencial para conter a contaminação, dificulta o contato com parentes e amigos, impedindo, também, a realização de eventos e encontros.

Abaixo trouxemos soluções bem interessantes para você passar por este período de isolamento social da melhor maneira possível.

1. Realize atividades prazerosas.

Como meditação, leitura, exercícios de respiração, artesanato, jardinagem, entre outros

2. Evite a exposição excessiva às notícias diárias.

Sempre checando a veracidade das informações

3. Pratique atividade física.

Além de auxiliar na redução dos níveis de estresse, libera hormônios que trazem sensação de bem-estar físico e mental.

4. Mantenha contato com amigos e familiares.

Por telefone, vide chamadas e redes sociais. 

5. Crie uma rotina. 

Incluindo sempre uma alimentação saudável, colocar os estudos em dia e ter uma boa noite de sono.

6. Compartilhe e participe de ações de cuidado e solidariedade.

Como por exemplo, campanhas solidárias ou mobilizações que o façam sentir-se parte do meio social.

7. Faça o que gosta, quando gosta.

Ler, ouvir música, ver filmes, jogar, passar o tempo com os pais.

8.Pense no que pode fazer de diferente. 

Cuide mais da saúde, teste novas receitas, assista a uma palestra online, veja aquela série nova.

SE SENTIR OS SINTOMAS, SAIBA O QUE FAZER!

O ideal é evitar contato com outras pessoas e buscar o isolamento domiciliar. Em casa, é recomendado que a pessoa com suspeita informe os serviços de saúde sobre a situação.

A maioria dos pacientes apresenta sintomas leves, sem necessidade de internação hospitalar ou avaliação médica presencial. Isso porque ainda não existe um tratamento com eficácia comprovada e os casos leves costumam ser autolimitados — ou seja, evoluem naturalmente para a cura da infecção. Nessas pessoas, o deslocamento ao médico pode apresentar um risco tanto ao paciente quanto às pessoas à sua volta.

NÃO SE ESQUEÇA!

Caso apresente algum dos sintomas, informe todas as pessoas que você teve contato no período de 15 dias, e também a coordenação do colégio para que todas as medidas necessárias sejam tomadas o mais rápido possível, fique de repouso, hidrate-se bem, mantenha uma alimentação saudável e, se precisar, recorra a medicamentos como antitérmicos e analgésicos para aliviar os incômodos. 

Se precisar tirar qualquer dúvida, ligue para o Disque Saúde, pelo número 136 – profissionais fazem o atendimento, dando orientações sem que o paciente precise se deslocar.

MANTENHA SEU AMBIENTE DE ESTUDO MAIS SEGURO

Para ter mais segurança dentro da sala de aula evite o contato com seus colegas e respeite as marcações de distanciamento entre as carteiras. 

Se precisar tirar dúvidas com o professor, levante sua mão e espere a sua vez de falar, para que ele possa te ajudar. Caso seja necessário ele irá até sua mesa.

Em hipótese alguma compartilhe materiais como: lápis, borracha e caderno. Cada um deverá trazer o seu material e uma garrafa de água.

Lembre-se também de sempre usar álcool em gel.

VOCÊ SABE COMO É PRODUZIDO O ÁLCOOL EM GEL? 

Para a produção do álcool em gel, além do etanol deve-se utilizar como excipientes (veículos para o princípio ativo) água, espessante e, facultativamente, peróxido de hidrogênio e glicerol como aditivos. 

A água deve ser purificada por processos de osmose reversa, destilação ou deionização, atendendo assim um critério de qualidade mínima. 

O etanol utilizado deve seguir as características do Formulário Nacional em termos de composição química e limite de contaminantes como benzeno, acetaldeído e metanol. 

Ressalta-se que o álcool combustível anidro não deve ser utilizado para a produção de álcool em gel, pois contém, além de corantes, aditivos como os desnaturantes (substâncias que alteram o sabor para torná-lo desagradável ao paladar), entre os quais estão o metanol, o acetaldeído, o benzoato de denatônio e a gasolina. 

Todos estes contaminantes tornam o álcool combustível um produto impróprio para o uso em bebidas e extremamente danoso quando em contato com a pele. 

Para que se obtenha a consistência de gel, há dois grupos de agentes espessantes usualmente empregados. Os mais utilizados são os polímeros acrílicos, dos quais o Carbopol é o mais conhecido, e os polímeros derivados de celulose, como a hidroxietilcelulose (HEC) e, mais recentemente, a hidroxipropilmetilcelulose (HPMC). 

As soluções assim obtidas devem então ser neutralizadas (com trietanolamina ou solução aquosa de NaOH). Isso induz o inchamento do polímero, com a consequente formação de um gel transparente.

VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O DISTANCIAMENTO SOCIAL, ISOLAMENTO E QUARENTENA?

Distanciamento Social

O Distanciamento social é a diminuição das interações entre as pessoas, visando diminuir a velocidade da transmissão do vírus.

Isolamento

O isolamento é uma medida que tem como objetivo separar as pessoas doentes (sintomáticos, casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus – Covid-19), das pessoas não doentes, evitando desta forma a propagação do vírus.

Quarentena

Quarentena é uma medida administrativa mais ampla, feita pelas autoridades (como o governo, em escala municipal, estadual ou federal), que restringem todas as atividades dos estabelecimentos não essenciais.

Além disso, a quarentena pode ser aplicada em nível individual, como pessoas que voltaram de uma viagem internacional e estejam infectadas, ou coletivo, como a quarentena em um navio, bairro ou uma cidade. 


Outras notícias :